Os Adesivos estão sujeitos, desde 1 de abril de 2004, ao cumprimento integral da norma europeia de especificação de produto EN 12004.
No que diz respeito aos cimentos cola, a norma prevê a divisão em duas classes:
- C1 – Cimento cola normal (características fundamentais);
- C2 – Cimento cola de características melhoradas (características adicionais).
Dentro destas classes, os cimentos cola, podem ainda diferenciar-se com a atribuição de características especiais, identificadas através das seguintes siglas:
- E – Cimento cola de Tempo aberto alongado. Permite aplicar panos mais longos de material sem perder o efeito colante. Tempo aberto de 30 minutos.
- T – Cimento cola de Deslizamento reduzido. Garante um deslocamento praticamente nulo da peça quando aplicada sobre o cimento cola, em superfícies verticais.
- F – Cimento cola de Presa rápida. Garante uma secagem rápida do cimento cola, não superior a 6h.
- S – Cimento cola de Deformabilidade. Traduz a capacidade de um cimento cola para ser deformado, acompanhando as tensões geradas entre o ladrilho e a superfície de suporte.
Na escolha de um cimento cola de características melhoradas, este deve ser à base de ligantes mistos, isto é, composto por cimento e resinas em pó. Esta especificidade garante a flexibilidade em fachadas, a resistência a temperaturas elevadas e aumenta o poder de adesividade em peças de baixa porosidade.
A escolha das colas a utilizar, em cada situação, depende do tipo de suporte, da porosidade e da dimensão da peça a colar, do ambiente (interior ou exterior), da superfície (vertical ou horizontal) e do comportamento pretendido para o conjunto.
Em caso de dúvida quanto ao tipo de cola a utilizar, consulte previamente os nossos serviços técnicos.
Colas e Betumes